O gerenciamento da manutenção tem o papel fundamental de garantir o bem-estar dos pacientes. É um engano pensar que um hospital ou clínica precisa apenas de uma equipe eficiente e qualificada. Sem o suporte de equipamentos de qualidade e em bom estado, o trabalho pode ser comprometido.
Entretanto, é comum que a importância da manutenção não seja reconhecida como deveria. E o resultado pode ser uma série de problemas e riscos desnecessários. Pensando nisso, criamos a LíderMed, que vai auxiliar seu estabelecimento a desenvolver um sistema de gerenciamento e controle de manutenção eficiente.
​
O processo de gestão de manutenção pode ser desafiador e, muitas vezes, delicado. Devido ao fato de que um erro pode afetar na saúde de um paciente, é preciso entender as características específicas do serviço para atuar com eficiência. Isso envolve manter os equipamentos funcionando continuamente.
Desenvolver uma política de manutenção permite que o gestor tenha mais controle sobre o que está sendo realizado. Os cronogramas ajudam a garantir que todos os equipamentos passem por manutenção preventiva dentro de um prazo adequado, eliminando ou reduzindo drasticamente o número de falhas e imprevistos.
Além disso, você passa a ter mais parâmetros para decidir quando é a hora de retirar um equipamento seja para manutenção ou mesmo para substituição. Afinal, estar atento à vida útil dos equipamentos é essencial para não sofrer com paradas inesperadas.